Se eu falar que eu não lembro mais como se faz as coisas, ninguém acreditaria. Eu não usava o PS, minha amiga copiou o dela para mim e mesmo fazendo curso básico, meu pc da Xuxa não aguentava o tranco, então, eu usava o Fireworks para fazer edições (tratamento e manipulação de imagens) e olha, eu me divertia MUITO aprendendo e isso me rendeu algumas coisas. Como ganhar um concurso da Revista Glamour, participar de outro da Melissa e algumas encomendas de edição de imagens, esse terceiro tópico eu penso: WHY??? -pois minhas edições eram bem over, mas fazia jus a estética gótica/alternativa do começo dos anos 2000.
Fiz um curso de fotografia em 2014, após anos aprendendo por conta e com o que eu tinha disponível, mas a vida adulta cobra, o dia só tem 24 hras e eu tinha um Flickr com fotografias jurássicas e que atualiza-lo me rendia tempo livre para fotografar no qual eu não possuía mais! Fora que acabei deletando alguns retratos dos meus arquivos pessoais, por vários motivos, seja de saúde mental ou por não me achar apta mais para fazer tais coisas e achar tudo aquilo uma m*da. Para falar a verdade, deixei muitas coisas que gosto para trás, por cansaço, falta de apoio e por ter lembranças que me engatilhavam sentimentos péssimos sobre a minha arte. O meu lugar favorito de fotografar foi o Parque Ecológico da região onde nasci e um vagão de trem abandonado, não falo apenas do resultado, mas quase todas as sessões eram divertidas e trazem boas lembranças.
Eu espero retomar as coisas aos poucos e estou buscando motivação para tal, tudo devagar e no meu tempo, mas de fato o cansaço rouba um pouco o nosso brilho e recomeçar nunca será do mesmo jeito que fora no passado.
![]() |
FEPASA 2014 |
![]() |
Puppet e eu no meu quarto, numa das tardes que ela ia em casa para modelar (2007) |
Enquanto escolhia as imagens acima para incluir nessa publicação, eu fiquei pensando:
"Como que tinha gente que achava as minhas montagens, edições e fotografias legais?"- enquanto olhava apenas para os erros, falta de técnica e em certo ponto breguice, mas eu me divertia. Talvez o fato de tentar compreender o que cada pessoa fotografada pedia, tenha sido o meu diferencial. Muita gente (como a Puppet) modelava para mim para ter fotos para o fotolog, outras pediam edições pois não se sentiam bem ou "alternativas" o bastante como as gringas, pois as gurias do meio nacional na época, eram extremamente padrão Europeu (vide minhas referências citadas no começo desta postagem). Outras pessoas só modelavam pra mim, pura e simplesmente porque gostavam da minha companhia e eu nem sequer percebia.
Ficar pensando no que poderia ter sido, não vai fazer nada por mim, a única pessoa que modelou pra mim e que ainda tenho contato, mora comigo e odeia ser fotografado xD. Mas isso não significa, que não posso voltar a fazer o que eu gosto por diversão, pois a arte sempre me foi um refúgio e algo reconfortante. Mas ao contrário do que era nos " Anos Dourados ", minhas inspirações hoje são mais abstratas, isso tem feito um imenso diferencial nas minhas percepções . O cansaço que menciono, não diz respeito a apenas saúde mental e minhas limitações, mas comecei a ficar desgostosa...as pessoas despejam suas inseguranças nos outros e na época eu não tinha suporte para lidar com isso, fui perdendo o gosto e o amor pelas coisas. Até que parei definitivamente e quando me perguntavam sobre, eu desconversava.
No fim, tudo é aprendizado e saber impor limites, não sou a pessoa com a maior vontade do mundo em fotografar a si mesma hoje em dia (espero que isso de fato mude), mas nada me impede de fotografar pessoas, pois eu fazia por hobbie e diversão, isso me trouxe dias de risos e aprendizados ❤.
🎧músicas pra ouvir enquanto preenche planilhas no clt — playlist postpunk | darkwave | gothic rock
Eu escuto essa playlist pra escrever textos do blog kkkk. Não compartilho de toda a sua vivencia com fotolog e edições, porque na epoca eu não tinha idade pra ter nenhuma conta pessoal com fotos minhas, seja flogão, orkut e afins. Mas eu amo fotografar e teve tempos que eu parei de fazer isso por motivo algum. Não sei porque essas coisas acontecem, mas a gente se distancia do que a gente gosta quando não ta muito bem. Espero que você volte com a fotografia e edições. Acho que hoje vou sair com a camera pra fotografar um pouco.
ResponderExcluirFoi uma grata surpresa essa playlist ser indicada pra ouvir, provavelmente o Youtube não aguentava mais eu ouvindo as mesmas bandas do estilo de sempre AHAUIAJHAU. De fato, quando a gente não esta bem, as coisas perdem o brilho. Tomara que tu tenha saído para fotografar, super apoio!
Excluir