3 de dez. de 2025

Diário : Dependência e aparências


Esse blog tem um amontoado de rascunhos...minha psicóloga apoia o fato de eu ter esse blog. Sinceramente, não sei o que acontece comigo hoje desconfio que eu seja bipolar, o que é mais "fácil" do que relacionar esse mal-estar com o assunto da minha terapia...Um dos assuntos  mais " leves " fora sobre minha dependência emocional e eu concordo, o que me levou a ter amizades péssimas e a minar uma única amizade saudável. Isso é uma droga...

Não sei se vou voltar a falar com essa única amizade, essa que fiz virtualmente e conheci pessoalmente dez anos depois. Sei que não deveria, mas tenho vergonha de contar á ela sobre o surto, quando nos conhecemos eu estava em surto; estigmas nos deixam solitários... Tenho minha rede de apoio, mas me falta autonomia e não desejo isso pra ninguém. 

Prometi para eu mesma que aqui seria um espaço sincero, onde escrevo em dia bons e não tão bons assim, onde escrevo textos autorais e a vida como ela é (a minha no caso). Li certa vez um psicanalista dizer que precisamos ser um pouco narcisistas, é um termo com um peso negativo e tanto. Mas compreendi o que ele quis dizer, é que precisamos de autoestima, se importar mais com o que pensamos , assim não criamos tanta dependência da opinião alheia. 

A ironia nisso é o simples fato que sempre fui o apoio dos outros, sempre dei um jeito de visitar alguém mal e agora estou aqui. Sabe o que é ruim de morar em cidade pequena? Ter crescido em uma?! As pessoas vivem de aparência, então o que o outro mostra importa mais do que o que ele é, afinal de contas "o que os outros vão achar?".Só quem foi o estranho no ninho no seu meio, sabe do que estou falando. Parece bobagem, mas minhas roupas contavam muito, se eu poderia ou não fazer parte de um evento social, ser apresentada aos pais/família, frequentar a casa. Ouvi mais de uma vez sobre terem vergonha de mim, mas quando precisavam de mim, a vergonha era esquecida, isso afetou MUITO minha autoestima.

Dentro do meio alternativo  minha aparência também surtia esse efeito, a principio foi bem positivo, mas depois quando eu amenizava  a mesma, não era tão legal assim. Me tornei dependente, investi dinheiro em coisas que no fim hoje nem tenho vontade em usar e estou aqui, falando isso abertamente para quem quiser ler...por isso me afastei, sumi e quero ficar assim.Até quando? Não sei, mas acho que recomeços levam a "limpezas" digamos assim, o que não nos cabe não deve ser levado em consideração por muito tempo.

{em 25/11/2025}

9 comentários:

  1. Acredito que tudo seja fase, tem amizade que seja pra vida toda e outras não. Se vc não se sente segura em contar algo pessoal pra essa amizade, essa amizade não eh pra vc.Vc fala abertamente sobre suas coisas aqui e não consegue falar com seus amigos, abra espaço p pessoas novas menina! ッ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca havia pensado dessa forma Mila!Eu me preocupo demais e isso é ruim, mais uma vez seu comentário é muito bem- vindo

      Excluir
  2. Oi Marcela! Sinto muito que tenha perdido uma amizade. Certos assuntos são difíceis de contar mesmo que você goste muito da pessoa, então entendo o seu lado.
    Morei muito tempo em cidade pequena, e realmente é um saco. Qualquer um que seja pelo menos um pouquinho diferente do padrão vira o assunto da cidade, eu sentia como se tivesse sempre sendo observada :/
    Espero que consiga recuperar sua auto estima com a terapia, no fim das contas os esquisitos são eles que não sabem lidar com as diferenças.

    Quanto as coisas que você não usa mais, já pensou em tentar fazer um brechó ou vender no enjoei ou shoppee? Se forem roupas alternativas a https://lojacaffeine.com.br/ compra roupas usadas para revender, é só mandar um e-mail pra eles.

    Desculpa pelo comentário gigante >< Seu blog é lindo, voltarei mais vezes <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia! ❤️
      Muito obrigada pela sua mensagem, de verdade. Perder uma amizade dói mesmo, mas ler algo tão compreensivo assim ajuda bastante. Também sinto que certos assuntos simplesmente travam, mesmo com pessoas queridas… é complicado.

      Nossa, te entendo totalmente sobre cidade pequena. É exatamente essa sensação de estar sempre sendo observada e comentada. É exaustivo. Mas é isso mesmo: no fim, quem não sabe lidar com diferenças são eles — a gente só está tentando viver em paz.

      Fico feliz que tenha torcendo por mim na terapia, estou realmente tentando reconstruir minha autoestima aos poucos.

      E adorei as dicas de brechó e de venda! Eu não conhecia essa loja Caffeine que compra roupas usadas, vou dar uma olhada com certeza. Pode ajudar bastante a desapegar das coisas que estão só ocupando espaço.

      E imagina, não foi gigante, foi maravilhoso! 💕
      Muito obrigada pelo carinho com o blog, vou adorar te ver por aqui mais vezes! ✨

      Excluir
    2. Esqueci de falar, seus Layouts salvaram MUITO o meu blog uns dez anos atrás.

      Excluir
  3. Olá Marcela! Sigo seu bloguinho há pouco tempo e quase que pontualmente leio alguma postagem sua — às vezes acabado deixando sem ler e o faço só depois mas por falta de tempo mesmo —, sinto que me identifico muito com você. Não sou de interagir com ninguém aqui no blogger, mas dessa vez, por algum motivo senti a necessidade de fazê-lo.

    Sobre a questão de fazer o blog um espaço sincero: Acho que entendo como se sente, já que eu criei um blog há uns três anos atrás, o enchia de postagens casualmente — com desabafos da minha vida e sentimentos, gostos, tudo sendo eu mesma, expressando a minha individualidade como pessoa — e recentemente o apaguei por me sentir mal com as coisas que eu falava. Sei que talvez não tenha muito a ver com a sua postagem, mas eu comecei a me comparar muito com as outras pessoas de outros blogs — me fez um mal danado — e depois de achar o seu blog, que é tão simples, com texto singelos e que consigo sentir sinceridade neles — e não todo firulado, com palavras bonitas e coisas que dá pra ver que são só pra deixar o blog 'bonitinho' com postagens 'bonitinhas', parecendo que foram feitas todas pelo GPT — me deu um certo sacode mental... Seu blog acabou me encorajando a voltar para blogosfera, criar o meu blog do meu jeito e falar da minha forma as coisinhas... Voltar a blogar com a minha essencia, sabe?! — Ainda não decidi o nome do novo blog, nem o criei, mas o farei.

    Gosto de ver que você desabafa, mostra coisinhas que está fazendo, seus projetinhos pessoais, como está lutando com as suas limitações para ser sua melhor versão de sí e isso me deixou muito contente e de coração aquecidinho. s2

    Vi em outra postagem que você disse ter depressão — também tenho, tomo remedios controlados, luto todos os dias pra sair da cama e fazer algo — e ver você mostrando que fez um exercicio de pintura em um dia que não estava muito bem, acabou mexendo comigo, me deixou muito feliz e me encorajou, mesmo que sem me conhecer e saber de minha existencia, à tentar sacudir minha poeira e fazer coisas que gosto também e ser um tiquinho mais ativa!

    ~~

    A questão que você levantou sobre termos de ser um tiquinho mais narcisistas, aprender a ter autoestima parece que falou bastante comigo kkk Já que meio que apaguei meu blog por justamente me sentir mal, fazer comparações e pensar muito no que pensam de mim — ou o que iriam pensar das postagens. Mas olha, você parece uma pessoa incrível, espero que consiga superar a questão de se importar de mais com a opinião e validação alheia, sei como não é fácil, ainda mais com uma cabeça meio 'cri-cri'. Mas irá dar tudo certo! Faça as limpezas espirituais/mentais necessárias para se sentir bem no fim das contas, o que importa mesmo é como você se sente consigo mesma.

    ~~

    Perder amizades é realmente muito díficil. Perdi uma muito importante uns anos atrás, e estou no processo de me afastar de outra — a pessoa por mais que eu a ame, não me faz bem — o processo é doloroso e bem dificil. Mas eu espero que você fique bem! s2

    Por fim, gostaria de dizer: Seja mais gentil com você mesma e que você possa passar pelo processo de cura interna ao seu tempo.

    (desculpa o textão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amilla!
      Primeiramente agradeço pelo comentário e por seguir o meu blog! E que bom que você se identifica, acredito que essa seja a intenção mesmo por aqui!💜🧠

      Que bom que te inspirei, essa sempre foi minha intenção a troca justa na interatividade por aqui. Eu te entendo nessa parte de comparação e quase desisti daqui, a depressão debilita e nem d'a pra sair de casa e a gente acaba por nos achar desinteressantes por não termos tantas coisas "fofas" e "bonitinhas" pra postar.Mas a essência de bloggar 'e isso mesmo que tu mencionou, postar com a sua cara, a sua verdade e quem de fato tu 'e.🌱

      Nossa, eu fico imensamente feliz por ti! De verdade! A minha intenção por aqui 'e acolher como fui acolhida, pois sei que muita gente luta contra a depressão e nem ao menos menciona por medo de julgamento e/ou falta de aprovação.Acredito que o "segredo" de estar aqui sem desistir, 'e o simples fato de seguir e acompanhar gente que nos identificamos o que d'a um certo trabalho, mas de verdade, fiquei até emocionada com isso!

      Eu agradeço imensamente por suas palavras, fez o meu dia de verdade!🖤✨🌈

      Abraços e seja sempre bem vinda aqui!Ah!Quando fizer seu novo blog, não esqueça de me passar o link por aqui!

      Excluir
    2. Yaaay! Fico feliz que eu consegui te deixar uma mensagem que deixasse seu dia mais feliz! E realmente, é bom seguir alguém por aqui que nós identificamos 💚 Isso ajuda a manter o coração quentinho e com motivação para sermos nós mesmas.

      ~~

      Obrigada pelas palavras tambem! Pode ser besteira para ti, mas me deixou muito contente pelo acolhimento 🥹 prometo que estarei interagindo mais vezes com você no futuro 💚

      ~~
      Ah! Eu fiz meu bloguinho ♡
      https://oddeyeshop.blogspot.com/

      Tenha uma ótima semana! (*^3^)/~☆

      Excluir
    3. Oi! Não eh nem um pouco besteira, super valorizo a interação saudável, sabemos que em qualquer lugar há as panelinhas e pessoas que interagem entre si .Acredito que as pessoas devam se acolher mais, mesmo que virtualmente, pois nem todo mundo possui suporte no mundo aqui fora. Não custa nada e de fato aquece o coração da gente 💜🖤✨

      Mais uma vez seja bem-vinda e vou já ler o seu blog! 🌈

      Uma ótima semana pra ti tbm!

      Excluir

Sinta-se a vontade para comentar, seu comentário é muito bem - vindo ♡